Levei um choque! Infelizmente, por vezes os meios de comunicação publicam manchetes e materias que acabam deixando a população um pouco confusa...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhM1smBVtd6s86skMmeDyrgkFKu5N3RIzXg27HMb1VY2YGfIb2OhOvijtPU7RupS762EUIm75-5hFV-J8DkDwTIO1x0OLOzkYCZENYqdkI1skGcO3stISDsDi78Os2QFZNeb0wnF-lH0y4/s1600/cerveja.jpg)
Entendo que existem pessoas que gostam de cerveja, contudo afirmar que o consumo diário combate diabetes é um tanto quanto arriscado. Primeiro porque o consumo diário de qualquer bebida de alcoolica aumenta as chances de dependência. É muito difícil encontrar um homem que goste de cerveja e consiga beber apenas 3 copos de 200ml - lembrando que a reportagem estimula o consumo diário. Segundo, porque o álcool fornece mais calorias que a própria glicose. Cada grama de glicose fornece 4kcal e o grama de álcool, 7kcal. Além disso, o álcool tem outro fator importante e negativo a ser considerado: quantidades maiores de álcool podem provocar inflamação aguda do pâncreas (pancreatite alcoólica), que resulta na destruição dessa glândula e em diabetes secundário, desencadeado não pelo fator genético, mas pela destruição tóxica a que o pâncreas foi exposto.
Quanto a reportagem que diz que ficar acima do peso pode ser melhor para saúde, que seja lida com muita atenção. Entendo e atendo pacientes que já fizeram de tudo para emagrecer, desde tomar apenas 2 copos de leite durante o dia até as que fizeram a dieta do tomate, perderam peso, mas logo "encontraram" os quilos no caminho. Submeter o corpo a esse tipo de dieta não é nada saudável, perder peso rápido demais nunca é benéfico para o organismo, mas manter-se para sempre acima do peso também não. Quem quer perder peso precisa entender que e imprescindível aprender a se alimentar, aprender a dar os nutrientes que o seu corpo precisa pra funcionar bem, exercitá-lo, ter qualidade de vida! Para isso existem muitos bons profissionais que podem auxiliar!