domingo, 27 de março de 2011

Kiwi

O Kiwi é uma ótima fonte de vitaminas C, E, B6 e B3, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. Possui gorduras sem nenhum teor de colesterol e apresenta efeitos antiinflamatórios, antioxidante, anticancerígeno e levemente laxativo. A combinação das vitaminas A e E pode diminuir o risco de doenças cancerígenas, arteriocoronarianas e melhorar o sistema imunológico, o que é ótimo para quem fica constantemente resfriado.
Alguns dos elementos minerias que o compõe, como cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, contribuem para diminuir a retenção hídrica e, consequentemente o inchaço.

Além disso, possui quantidades razoáveis de fibras solúveis que auxiliam a diminuição de níveis de colesterol no sangue. Tem clorofila, por isso é uma das poucas frutas de coloração verde quando madura.

Pesquisa recém publicada por especialistas italianos encontrou uma vitamina nova, chamada delta-tocomonoenol, que está na casca do kiwi, mas não da polpa da fruta.

O delta-tocomonoenol é o nome do novo composto análogo do tocoferol ou vitamina E. Os resultados têm mostrado que o delta-tocomonoenol e o delta-tocoferol são semelhantes em cerca de 25% sua estrutura.

O experimento também mediu a capacidade dos compostos para evitar a auto oxidação de lipídios com a formação de hidroperóxidos, substância nociva para o corpo. De todos os alfa-tocoferol é o que tem mais capacidade para evitar a auto oxidação, com inibição de 33%, seguido pelo novo composto, com 27% e, finalmente, o delta tocoferol com um 25%.

Resumindo, procure consumir o kiwi com casca para aproveitar todas as suas boas propriedades! Ai vai uma sugestão:

Salada Outonal
Ingredientes da Salada

  • 1/2 abacate pequeno cortado em cubinhos
  • 1 maça sem sementes cortada em cubinhos
  • 2 kiwis com a casca cortados em meias luas
  • 1 punhado de folhas de agrião
  • 1 punhado de folhas de alface americana cortada com a mãça

Ingredientes do Molho
  • 1 colher de sobremesa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher de sobremesa de vinagre de maça
  • Sal e pimenta rosa a gosto
Modo de Preparo
Lavar muito bem todos os vegetais da salada e cortá-los conforme se pede.

Em um potinho misturar todos os ingredientes do molho.

Numa saladeira arrumar as folhas de alface e as folhas de agrião e por cima colocar o restante dos ingredientes.

Regar com o molho e deixar apurar 20 minutos.
Bom apetite! :)

Hibisco é tudo de bom!


Tenho me surpreendido a cada dia com os efeitos benéficos do uso do hibisco na prática clínica.
Pra quem não conhece, o hibisco (Hibiscus sabdariffa L.) – também conhecido como hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo-azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola – é antiespasmódico, antiinflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento, além de ser usado para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes, resfriados, gastrite e afecções da pele.

Suas folhas – ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos – quando estão jovens e tenras podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas, podem ser refogadas ou adicionadas a cozidos, sopas, feijão e arroz.

As flores do hibisco são ricas em mucilagem, uma mistura complexa de polissacarídeos que se transforma numa fibra gelatinosa quando recebe água.

O cálice vermelho, de sabor um pouco azedo, contém ácidos cítrico, hibístico, málico e tartárico, sendo usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e chá.

Para fazer o suco de hibisco, basta pegar alguns cálices crus ou cozidos, liquidificar com água, coar e adoçar a gosto. Pode-se aproveitar os cálices triturados para fazer geléia ou doce.

O chá, que é feito com o cálice seco à sombra, contém concentrações elevadas de polissacarídeos e flavonóides - protetores contra os radicais livres.
Rico em cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A e C, o hibisco contém fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares.

O chá de hibisco ajuda a emagrecer porque estimula o metabolismo, tem ação digestiva e diurética e reduz o colesterol ruim e as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando também na prevenção da diabete tipo 2.

A ação diurética do hibisco, além de ajudar a normalizar a pressão arterial, diminui a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite.

Me lembro que desde bem pequenininha consumia hisbisco - criança come o que acha no meio do tempo, né?! É azedinho, uma delícia!

Procure seu nutricionista para obter mais informações sobre formas de uso e efeitos.