Com citações do Blog do Correio
Quando eu faço 1001 perguntas sobre sono, percebo que alguns pacientes as vezes acham estranho. Sempre tento explicar que o sono tem muito mais relação com nutrição do que possamos imaginar.
Um levantamento feito com mais de mil homens e mulheres, publicado no jornal Daily Mail, aponta que os que saem da cama mais cedo são mais magros, saudáveis e felizes do que os que gostam de acordar tarde.
A pesquisa da Universidade Roehampton, na Inglaterra, analisou a relação entre hábitos de sono e saúde e descobriu que acordar cedinho diminui os índices de depressão e ansiedade, bem como colabora para o hábito de tomar café da manhã, que também está associado à boa forma.
Entre os pesquisados, 13% acordavam antes das 7h da manhã todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. O total de 6% da amostra disse acordar regularmente antes das 9h, mas estender um pouco mais o sono aos fins de semana.
Entretanto, o pesquisador Jorge Huber ponderou que o hábito de dormir e acordar tarde não representa necessariamente menos saúde em relação aos que pulam da cama logo cedo, mas as estatísticas apontam benefícios para os que criam o hábito de não enrolam para levantar.
Para entender com mais profundidade os resultados da pesquisa, veja o que acontece com o nosso organismo a cada período durante e depois do sono em função do chamado “relógio biológico”:
Das 21 às 23h: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação), mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.
Das 23h – 01h: o corpo realiza o processo de desintoxicação do fígado, e, em condições ideais deve ser processado num estado de sono profundo, já que consome um aporte razoável de energia.
1h – 3h: processo de desintoxicação da vesícula biliar, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.
3h – 5h: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório, é melhor não tomar medicamentos para a tosse, já que interferem no processo de eliminação de toxinas.
5h – 7h: desintoxicação do cólon. É o horário de ir ao banheiro para esvaziar o intestino.
7h – 9h: absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o café da manhã. Especialistas também defendem que, quando estamos doentes, tomar o café da manhã mais cedo (antes das 6h30) garante maior absorção de nutrientes e uma recuperação mais rápida.
A primeira refeição antes das 7h30 é benéfica para aqueles que querem manter-se em forma.
Os que não têm por hábito alimentar-se logo cedo, devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.
Dormir tarde e despertar tarde interrompe o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao organismo e desregula a dieta do dia seguinte, o que contribui gradativamente para o desenvolvimento do sobrepeso e dos problemas emocionais. Além disso, dormir mal ainda gera olheiras e muuuuitos radicais livres, que favorecem o envelhecimento.
Acho que ficou claro porque é tão importante dormir bem, né?!
Vejam o video abaixo, bem interessante:
Volto logo! =)

Nenhum comentário:
Postar um comentário