terça-feira, 11 de outubro de 2011

MUDAMOS!



OBRIGADA PELA VISITA, mas agora estou em um novo endereço.
Acesse: www.thalianedias.com.br
 
                                          


Te espero lá!
Abraços,
Thaliane Dias

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sono: preciso mesmo dormir bem?




Com citações do Blog do Correio


Quando eu faço 1001 perguntas sobre sono, percebo que alguns pacientes as vezes acham estranho. Sempre tento explicar que o sono tem muito mais relação com nutrição do que possamos imaginar.

Um levantamento feito com mais de mil homens e mulheres, publicado no jornal Daily Mail, aponta que os que saem da cama mais cedo são mais magros, saudáveis e felizes do que os que gostam de acordar tarde.
A pesquisa da Universidade Roehampton, na Inglaterra, analisou a relação entre hábitos de sono e saúde e descobriu que acordar cedinho diminui os índices de depressão e ansiedade, bem como colabora para o hábito de tomar café da manhã, que também está associado à boa forma.
Entre os pesquisados, 13% acordavam antes das 7h da manhã todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. O total de 6% da amostra disse acordar regularmente antes das 9h, mas estender um pouco mais o sono aos fins de semana.
Entretanto, o pesquisador Jorge Huber ponderou que o hábito de dormir e acordar tarde não representa necessariamente menos saúde em relação aos que pulam da cama logo cedo, mas as estatísticas apontam benefícios para os que criam o hábito de não enrolam para levantar. 
Para entender com mais profundidade os resultados da pesquisa, veja o que acontece com o nosso organismo a cada período durante e depois do sono em função do chamado “relógio biológico”:

Das 21 às 23h: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação), mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.

Das 23h – 01h: o corpo realiza o processo de desintoxicação do fígado, e, em condições ideais deve ser processado num estado de sono profundo, já que consome um aporte razoável de energia. 

1h – 3h: processo de desintoxicação da vesícula biliar, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo. 

3h – 5h: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório, é melhor não tomar medicamentos para a tosse, já que interferem no processo de eliminação de toxinas. 

5h – 7h: desintoxicação do cólon. É o horário de ir ao banheiro para esvaziar o intestino. 

7h – 9h: absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o café da manhã. Especialistas também defendem que, quando estamos doentes, tomar o café da manhã mais cedo (antes das 6h30) garante maior absorção de nutrientes e uma recuperação mais rápida. 

A primeira refeição antes das 7h30 é benéfica para aqueles que querem manter-se em forma. 
Os que não têm por hábito alimentar-se logo cedo, devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer. 
Dormir tarde e despertar tarde interrompe o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao organismo e desregula a dieta do dia seguinte, o que contribui gradativamente para o desenvolvimento do sobrepeso e dos problemas emocionais. Além disso, dormir mal ainda gera olheiras e muuuuitos radicais livres, que favorecem o envelhecimento.

Acho que ficou claro porque é tão importante dormir bem, né?!

Vejam o video abaixo, bem interessante:

Volto logo! =)

domingo, 2 de outubro de 2011

Alimentos em pó - farinhas & farelos


Meus pacientes sabem quem sou super fã das farinhas e farelos. Elas são excelentes na regulação intestinal, na promoção e na promoção da alimentação saudável, isso porque são ricas em fibras e em compostos bioativos, que fazem com que as funções do organismo fiquem mais alinhadas.


O diferencial é saber qual farinha ou quais farinhas podemos utilizar de forma individual. Você pode fazer inúmeras combinações. É CLARO, DEVEM SER SEMPRE COMBINADAS COM UMA INGESTÃO HÍDRICA CAPRICHADA!

A nutricionista Fernanda Granja elaborou um manual muito interessante sobre fibras/farinhas. Leia com atenção e faça sua mistura.





O mercado oferece uma infinidade de tipos de farinhas. Elas podem ser de frutas, de leguminosas e de cereais. Descubra a finalidade de cada uma e obtenha o máximo de benefícios


Não gosta de agrião? Só de pensar em comer beterraba você já tem arrepios? A ausência destes e de outros alimentos no cardápio podem causar deficiência nutricional. Uma solução prática e bem nutritiva para resolver o problema é a adição de farinhas no dia a dia. É possível encontrar a versão em pó de alimentos como berinjela, maracujá, feijão branco, cenoura, entre outras opções.


A nutricionista Fernanda Granja preparou um verdadeiro manual os principais tipos de farinhas, seus benefícios e indicações. “Cada farinha tem uma função. O importante é conhecer cada uma, saber diferenciá-las e incluir na alimentação a que mais se adequa à sua necessidade. E o principal: não fazer disso um modismo e sim um hábito”, explica.


Farinhas de frutas:


Maracujá: é rica em fibras e pobre em carboidratos, por isso, é a mais indicada para controle da glicemia, sendo uma aliada para os diabéticos tipo 1 e 2. “A farinha da casca de maracujá é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel que tem a capacidade de reter água formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico, ou seja, promove sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento, e melhora o trânsito intestinal”, explica Fernanda. Diversos estudos mostram que dietas ricas em fibra dietética estão associadas com um risco reduzido de diabete e doenças cardiovasculares, assim como inversamente relacionadas com a resistência à insulina e com consequente aumento na sensibilidade desta, ajudando os pré-diabéticos.


Maçã: é riquíssima em pectina, portanto, também ajuda no emagrecimento. A pectina torna a absorção de glicose menos eficiente, fazendo com que o açúcar seja absorvido mais lentamente, evitando a transformação de açúcares em gorduras. Além disso, a pectina possui ação reguladora do trânsito intestinal, pois aumenta o volume do bolo fecal e retém mais água, fazendo com o intestino funcione adequadamente.


Uva: ótima fonte de antioxidantes e, principalmente, fonte de compostos fenólicos, como a luteonina, quercetina, procianidinas e o resveratrol. “As procianidinas e o resveratrol são agentes antioxidantes muito estudados nas doenças cardiovasculares, pois pesquisas mostram que eles agem diretamente na saúde do coração”, atesta a nutricionista. A farinha de uva nesse caso é para quem quer ter os benefícios dos antioxidantes do vinho sem precisar tomá-lo todos os dias. A luteonina é um composto fenólico importante para os olhos, indicado especialmente para perda da visão senil ou diabéticos descompensados, que precisam tomar um cuidado extra com a visão.


Amora: é rica em flavonoides e polifenois, substâncias antioxidantes que combatem o excesso de radical livre e assim, previnem o envelhecimento precoce da pele e outros tecidos, além de prevenir o câncer.


Laranja amarga: contém citrus aurantium, um princípio a ativo que acelera o metabolismo local de gordura corporal, diminuindo a gordura na parte da cintura e coxas.


Banana verde: é uma rica fonte de potássio, fósforo, magnésio, cobre, manganês. Possui também zinco, o que a torna ótima para a saúde dos ossos, fertilidade e imunidade. Mas, o diferencial desta farinha é o é o amido resistente. “Ele é similar à fibra alimentar que não é digerida nem absorvida pelo intestino delgado. Assim, no intestino grosso ele é fermentado, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para produção de bactérias benéficas do nosso intestino. Essas bactérias têm a capacidade de manter a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas” explica Fernanda Granja. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no bom funcionamento do trânsito intestinal, evitando episódios de diarreia ou constipação, além de evitar o desenvolvimento de câncer de intestino. “Estudos indicam ainda que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração”, completa. O amido resistente também faz com que a quantidade de glicose liberada no sangue seja mais lenta. Isso contribui então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, e ajuda aqueles que já têm o diagnóstico de diabete, pois controla a glicemia no sangue, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.


Coco: é obtida a partir da extração do óleo de coco, mas, infelizmente não contém os ácidos graxos encontrados no óleo, o ácido láurico (mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico) e o ácido caprílico (que age contra fungos e bactérias, auxiliando no bom funcionamento do intestino e combatendo micoses e candidíases). A vantagem da farinha é que ela é rica em fibras e funciona como substituta da farinha de trigo e do leite em preparações, sendo uma aliada na intolerância ao glúten e à lactose.


Farinhas de vegetais, cereais e leguminosas:


Farelo de aveia: contém beta-glucanas, um agente hipocolesterolemiante. Sua ação é de absorver os ácidos biliares após sua desconjugação pelas bactérias intestinais, sendo excretado pelas fezes. Além disso, a aveia é riquíssima em fibra solúvel, que é um tipo de fibra que age como vassourinha no sangue, reduzindo colesterol e controlando o açúcar no sangue, sendo um aliado no combate ao diabetes. A FDA (Foods and Drugs Administration), órgão que regulamenta os alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, reconheceu a eficiência da ingestão de diária de 3 gramas de fibras solúveis na redução dos riscos de doenças coronarianas, assim, pode-se dizer que a aveia é realmente eficaz. Em 100g de aveia podemos encontrar em média 10,3 gramas de fibra. Elas estão relacionadas também ao bom funcionamento intestinal e ao lento esvaziamento estomacal, pois são digeridas mais lentamente, prologando a sensação de saciedade e dessa maneira, controlando a fome. “Melhorando o trânsito intestinal, pode-se destacar a melhora da pele, do humor, auxilia na perda de peso e na eliminação de toxina pelo organismo”, afirma a nutricionista.


Berinjela: é composta quase totalmente por fibra. A principal é a do tipo solúvel, que age na diminuição do colesterol e glicemia no sangue. A farinha também protege as funções hepáticas aumentando a produção de bílis, fazendo com que mais uma vez, o combate ao colesterol seja feito. Além disso, ela é rica em antocianinas, que é o mesmo antioxidante presente no suco de uva e vinho, combatendo radicais livres em excesso, e protegendo os órgãos de doenças inflamatórias e combatendo o envelhecimento precoce. Também é rica em minerais como o potássio e magnésio, que ajudam o cálcio a se fixar nos ossos e no combate a câimbras e espasmos musculares, como cólica e enxaqueca. “Estudos mostram também que a farinha de berinjela age no controle de altos níveis plasmáticos de colesterol, diminuindo sua absorção pelo intestino e, também, com o efeito antioxidante sobre as proteínas de baixa intensidade (LDL – colesterol ruim). Por ser rica em fibras, a farinha de berinjela age melhorando a normalidade digestiva e a prevenção de doenças como constipação, hipercolesterolemia, hiperglicemia e obesidade”, esclarece.


Feijão branco: fornece nutrientes como os minerais cálcio, ferro, potássio, magnésio entre outros e vitaminas E, K, folato e fibras. Além disso, possui uma proteína chamada faseolamina, que funciona como um bloqueador de carboidrato. Como possui vários nutrientes, cada um desempenha o seu papel, fazendo com que o organismo funcione adequadamente como um todo. O cálcio ajuda na manutenção dos ossos e ajuda na perda de peso, pois age na quebra de gordura corporal. O magnésio promove saúde muscular, ótimo para a mulher no período pré-menstrual, pois alivia a cólica, e ótimo para pessoas que sofrem de enxaqueca, pois alivia o tensionamento muscular. As vitaminas são responsáveis pelo equilíbrio geral do organismo, dando disposição, vitalidade e energia celular. E por fim, a faseolamina, é uma glicoproteína que auxilia no emagrecimento, ajuda no tratamento da diabetes e reduz os níveis de triglicerídeos do sangue, pois reduz à absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, biscoitos, etc. A faseolamina tem como propriedade inibir a atividade da enzima alfa-amilase humana, que é responsável pela transformação do amido ingerido em glicose. Essa enzima, presente na saliva e liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e convertendo-os nos açúcares da circulação sanguínea, o que irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue). “Com a inibição da enzima alfa-amilase, os amidos não conseguem ser digeridos e são enviados diretamente ao intestino para sua eliminação através das fezes. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento, diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante e para diminuição de triglicérides, favorecendo a saúde do coração”, conta Fernanda.


Cenoura: é rica em betacaroteno, poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce e é ótimo para cabelos e unhas, pois participa do processo de regeneração celular, ajudando também na formação do colágeno. Infelizmente, a farinha não contém vitamina C, pois o nutriente é sensível e se perde muito fácil na presença de luz.


Linhaça: rica em um composto fitoquímico chamado lignina, que possui estrutura química semelhante ao estrógeno, amenizando os sintomas da TPM, pois na falta do mesmo, a lignina entra em ação. Outra característica é concentração de omega 3 e 6, que são ácidos graxos essenciais importantes para a atividade cerebral, podendo diminuir sintomas somo depressão e irritabilidade. Além disso, os ácidos graxos também atuam na diminuição da retenção de líquido característica nesse período. Contra o colesterol, a farinha de linhaça tem duas vantagens, os ácidos graxos essenciais, como o omega 3 e 6, e as fibras solúveis. Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 se destacam por seu potencial preventivo. Esse ácido graxo essencial, é uma gordura boa que atua como um protetor do coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas de ateroma, atuando na redução do colesterol total e triglicérides, além de reforçar o sistema imunológico, reduzir inflamações, retardar a coagulação sanguínea, evitando a trombose. As fibras solúveis e insolúveis encontradas na semente de linhaça, além de regular o transito intestinal prevenindo o câncer de cólon, se destacam por retardar a absorção de glicose e colesterol no intestino. A farinha é ideal para quem está preocupada com o intestino e quem quer reduzir glicemia e colesterol sanguíneo.


Beterraba: é uma alternativa à farinha de trigo, pois não causa diferença nas preparações e ainda tem a vantagem de ser pouco calórica, além de não conter glúten e ser rica em fibras. Até agora, os produtos sem calorias para substituir a farinha tinham dois inconvenientes: o sabor desagradável e o fato de não deixarem a massa crescer.


Soja preta: é rica em antocianinas, portanto seu uso é indicado para dietas antioxidantes. A quantidade de fibra não é superior à da linhaça, por exemplo, mas contém uma quantidade considerável de fibras. Deve-se tomar um cuidado extra com a soja, pois esta pode ser indigesta para os brasileiros, já que ela não faz parte da nossa alimentação diária. Os possíveis sintomas são gases e sensação de inchaço.


Tomate: ótima fonte de licopeno, agente antioxidante muito estudado na prevenção do câncer de mama, útero e principalmente na prevenção de câncer de próstata. O licopeno é também muito utilizado na indústria de cosméticos, pois ajuda na prevenção do envelhecimento da pele.


Agrião: fonte importante de luteína que previne a degeneração macular senil (DMS) e a consequente cegueira. A farinha apresenta uma alta concentração de clorofila, pró-vitamina A, vitamina A, B, E, K, B17, betacaroteno, magnésio, cálcio, manganês, fósforo, potássio, ferro, zinco, iodo, selênio, ácido ascórbico, ácido pantotênico, alanina, arginina, cobre, enxofre, fosfato, glicina, gluconasturtina, histidina e óleo essencial sulfo-azotado amargo e volátil. A clorofila tem ação depurativa e desintoxicante, agindo contra radicais livres, retardando o envelhecimento. O agrião auxilia na manutenção de taxas normais de glicose e colesterol. Apresenta também propriedades adstringentes, anti-inflamatória, antisséptica das vias respiratórias e antiescorbútica. É contraindicada para gestantes, já que pode causar irritações no estômago e nas vias urinárias e em grande quantidade pode provocar aborto.


Brócolis: contém alto teor de cálcio, representando cerca de cinco vezes a dose existente no leite, sendo portanto, um vegetal bom para a formação dos osso e dos dentes, prevenindo osteoporose. Excelente fonte de aminoácidos, ferro, riboflavina, vitamina A, potássio e fósforo. O brócolis possui um fitonutriente protetor denominado sulforafano, potente antioxidante e estimulador das enzimas desintoxicantes naturais, protegendo também as células dos vasos sanguíneos danificados por altos níveis de glicose (hiperglicemia) associados à diabéticos. O sulfarofano do brócolis também ajuda a prevenir os olhos contra a degeneração macular senil (DMS) tão comum na terceira idade e auxilia na redução do risco do desenvolvimento de formas agressivas de câncer de próstata.


Couve: é rica em cálcio, potássio, ferro, clorofila e ácido fólico, sendo um alimento importante na formação e manutenção de osso e dentes e a integridade do sangue. Contém vitamina A para uma boa visão e a saúde da pele; vitaminas do complexo B que têm a função de proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso, melhorando a energia celular, sendo um aliado na disposição e vitalidade. Importante dizer que o cálcio contido na couve é 57% mais disponível para a absorção contra 37% do cálcio dos produtos lácteos. Além disso, a couve é um vegetal crucífero que auxilia a destoxificação e no metabolismo hepático, é altamente oxidante e funciona muito bem como laxante natural, pois suas fibras melhoram o trânsito intestinal.


Psyllium: é uma fibra solúvel que forma um gel e consequentemente aumenta o bolo fecal. Por ser solúvel, funciona como vassourinha no organismo, diminuindo colesterol e açúcar no sangue, sendo uma farinha que auxilia o emagrecimento. Muito indicado também em doenças intestinais como diarreia, síndrome do intestino irritável ou diverticulite, pois ele dá forma ao bolo fecal, melhorando o trânsito intestinal.


Inulina: fibra não digerível pelo intestino, classificada como um probiótico. Por não ser digerível, a inulina provoca uma leve fermentação no intestino, alimentando as bactérias benéficas que povoam nossa flora intestinal. Assim, ela é considerada um alimento funcional, pois exerce diversos efeitos benéficos à saúde, simplesmente por melhorar a absorção intestinal. Por ser uma fibra, outro beneficio é o seu efeito sobre a glicemia e a insulinemia que, como ocorre no caso de outras fibras, interfere na absorção de macronutrientes, especialmente de carboidratos, sendo assim um bom aliado aos diabéticos. Podemos encontrar inulina no trigo, cebola, banana, alho e alho-poró.


Polidextrose: é um polímero de glicose que não é digerido pelo organismo fazendo o papel de uma fibra solúvel. Age na diminuição de hiperglicinemia e colesterol alto, assim como previne câncer de cólon e reto.


Na prática


Na hora do consumo a nutricionista indica o uso de 1 colher de chá da farinha em cada refeição. Pode-se utilizar um tipo de farinha por dia ou por refeição. Há também a opção de misturar todas as farinhas em um único pote e usá-las como um mix. “O uso pode ser alternado em sucos, saladas, sopas, vitaminas, iogurte. O importante é incluir essas farinhas no cardápio”, conclui Fernanda.


As farinhas também podem ser utilizadas em preparações de bolos, pães, tortas e panquecas. Não há problema em aquecê-las, pois o processo de desidratação e liofilização dos vegetais já conserva a maioria dos nutrientes. Geralmente, o processo de secagem é através de estufa com circulação de ar quente e a temperatura correta é de 48 graus, já que com este aquecimento não existe a perda das propriedades nutricionais dos alimentos desidratados.

Gostei muito!
Vocês também? Agora é só bombar a dieta!
Volto logo!
:)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Entrevista ao Correio Braziliense

Do CorreioWeb Festival trata a carne de porco com todo o respeitoPublicação: 23/09/2011 11:45 Atualização: 23/09/2011 14:37
Cercada de tabus, a carne suína já foi considerada extremamente gordurosa e maléfica à saúde. Para desmistificar esses conceitos, 44 bares e restaurantes de Brasília criaram pratos com cortes do animal para o 3º Festival Sabor Suíno. Até o dia 30 de setembro, lombos, picanhas, pernis, bistecas e bacons ganham notoriedade nos cardápios do DF, por dois preços únicos: R$ 24,90 e R$ 34,90.

O Brasil não está no ranking dos países que mais consomem os cortes. A nutricionista Taliane Dias explica que a meta do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura é aumentar em 2kg ao ano por pessoa a ingestão do alimento. Enquanto no país, o consumo é de 14,5kg ao ano, habitantes de lugares como Dinamarca e Austrália ingerem cerca de 60kg por ano. “As pessoas ainda pensam no porco como uma coisa suja, então esse projeto é importante no sentido de mudar essa imagem”, explica a especialista.

Dois cortes nobres (picanha e costelinha) formam o prato criado por Marcelo Piucco, no L'Affaire (José Filho/Divulgação)
Dois cortes nobres (picanha e costelinha)   formam o prato criado por Marcelo Piucco, no L'Affaire

Taliane frisa ainda pontos como os valores nutricionais do produto. “A carne possui alto valor de proteínas bioló-
gicas como a vitamina B12 e potássio. Qualquer faixa etária pode consumir e, em muitas dietas, ela é mais recomendável do que algumas carnes de outros animais. Por exemplo, um lombo suíno, em comparação a uma coxa de frango — carne diariamente ingerida — contém menos gordura saturada e colesterol” , afirma. 

De cor rosa e textura firme, preparado de modo adequado, o porco pode ser comido sem estar tão bem passado. “Antigamente, as pessoas compravam em qualquer lugar, sem se preocupar com a higiene ou o selo de garantia. É a mesma coisa se você adquirisse um peixe em um lugar sujo. Você o comeria cru?”, indaga a nutricionista. “É necessário saber se as empresas fornecedoras têm selo de qualidade e registro”, alerta.

Com uma cozinha contemporânea e um estilo requintado de restaurante de hotel, o L’Affaire oferece o Dueto Suíno (R$ 24,90). Criado pelo chef gaúcho Marcelo Piucco, o prato é servido individualmente. O chef não esconde a preferência pelo produto por ser de fácil manipulação e rápido preparo. Para agradar a gregos e troianos, uniu dois cortes nobres. “Eu decidi por duas preferências: a picanha, para o brasileiro, e a costelinha, para o americano”, conta. Acompanhado por arroz pilaf (refogado com cebola, alho e pimentões no azeite de oliva), salada de batata alemã, as carnes são marinadas e assadas. O diferencial são os molhos barbecue e chimichurri (argentino, à base de ervas) que dão o toque especial. 

Cada restaurante criou e batizou o prato para participar do festival. No Vila Madá, quem ganha destaque nesta temporada é o Gallette de Pernil Suíno. Servido com ervas, é acompanhado por tempurá de vegetais (brócolis, cenoura e ervilhas) e molho gorgonzola (R$ 34,90). O gerente Kalil Resende esclarece: “Nós testamos lombo e picanha, mas todos ficaram muito secos. O pernil foi melhor adaptado. É assado durante 12h no fogo baixo. Isso o deixa mais macio”, comenta. Base de massa folheada, a gallette é recheada com o pernil semidesfiado. Para completar, o arroz ostenta uma fragrância de ervas frescas, como tomilho, manjericão e alecrim, o que, para o gerente, garante a harmonia dos ingredientes. “Essas ervas combinam muito com a carne de porco”, garante.

Novidade da praça, o Cadê Tereza é um misto de bar e restaurante. Aberto em 5 de maio, a entrada da carne suína no cardápio deu um diferencial na casa, segundo o chef Eldo Santos. O nome do prato — Roulé de Porc recheado de ricota com perfume de anis — traduz o modo de preparo. Cítrico, vem com molho de tangerina e risoto de laranja (R$ 24,90). “Escolhemos o pernil por ser mais suculento e saboroso, e a ricota e o agridoce da tangerina dão um toque leve”, comenta. Eldo ainda compara: “O filé de porco tem 11,6% de proteína, enquanto o de boi tem 9,3%”.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

3º Festival Sabor Suíno - Brasília

Para quem gosta de comer bem e pagar pouco! 



Entre os dias 13 e 30 de setembro, acontece em Brasília a 3ª edição do Festival Sabor Suíno. O evento conta com a participação de 44 restaurantes do Distrito Federal. 
Durante o festival gastronômico, os estabelecimentos servirão pratos com preços promocionais de R$ 24,90 e R$ 34,90.
Quando?
13 a 30 de setembro de 2011
Quanto?
De R$ 24,90 e R$ 34,90 

Onde? Depende do que você gostar, escolha:

Alice Brasserie – coração de alcatra suína com molho de cogumelos frescos, curry e massa curta – R$ 34,90
Endereço: SHIS QI 17 Ed. Fashion Park lojas 201/204 – Lago Sul
Telefone: (61) 3248-7743 / 3248-7699
Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h30 à meia-noite. Domingo, 12h às 15h.

Azeite de Oliva  – delícia suína (tirinhas de lombo suíno acebolada ao molho suculento com porção de pães franceses) ou suíno à oliva (filé de lombo suíno regado ao molho oliva com batatas douradas e arroz branco) – R$ 14,90 cada
Endereço: SHCL 403 bloco A loja 8 – Asa Sul
Telefone: (61) 3321-7788
Funcionamento: domingo a quarta, das 11h à 1h. Quinta a sábado, das 11h às 2h.

Bar do Mercado – maialino com salsa carmenère (contrafilé suíno em cubos, envolvidos por bacon defumado, assado na brasa, acompanhado de molho de vinho tinto e purê de mandioquinha) – R$ 24,90, para duas pessoas
Endereço: SHCS Qd. 509 bloco C lojas 29 e 31 – Asa Sul
Telefone: (61) 3244-7999
Funcionamento: segunda a sábado, das 12h à meia-noite. Domingo, 12h às 16h.

Barcelona – almondeguitas de carne suína com molho de tomate – R$ 14,90, para duas pessoas – R$ 14,90, para duas pessoas
Endereço: SHCS 206 bloco A loja 6 – Asa Sul
Telefone: (61) 3242-1141
Funcionamento: de segunda a sábado, das 18h à 1h.

Belini Pães e Gastronomia – fagottino di maiale delicado e risoto parmigiana alle pere (paillard de porco recheado com gorgonzola, espinafre e nozes, molho ao vinho branco e ervas. Acompanha risotto parmigiana com queijo grana padano, queijo brie e peras) – R$ 24,90
Endereço: SCLS 113 bloco D loja 35 -Asa Sul
Telefone: (61) 3345-0777
Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h à meia-noite. Domingo, das 12h às 16h.

Bier Haus – prime rib assado à moda (com molho rôti ou poivre, servido de batatas lâminadas gratinadas) – R$ 34,90, para duas pessoas
Endereço: SCLS 402 bloco A loja 9 – Asa Sul
Telefone: (61) 3224-3535
Funcionamento: diariamente, a partir das 12h.

BSB Grill – costelinha barbecue (costelinha assada ao forno, temperada e envolvida ao molho barbecue) – R$ 34,90, para duas pessoas
Endereço: SHCN/CL 304 bloco B loja 19 – Asa Norte
Telefone: (61) 3326-0976
Endereço: SCLS 413 bloco D loja 36 – Asa Sul
Telefone: (61) 3346-0036
Funcionamento: segunda a sábado, das 12h à meina-noite. Domingo, das 12h às 17h.

Buona Cuccina – picanha suína com legumes (pimentão, cebola, cenoura a julienne com gengibre e batata sauté) – R$ 14,90
Endereço: Shopping Flórida Mall  lojas 10/11
Telefone: (61) 3383-5868
Funcionamento: segunda a sexta, das 18h à meia-noite. Sábado e domingo, das 12h à meia-noite.

C´est Si Bon Crêperie & Bistrô – risoto tropicalle (com lombinho de porco salteado, abacaxi em cubinhos e parmesão) – R$ 14,90, ½ porção, e R$ 24,90, prato completo
Endereço: CLS 408 bloco A loja 5 – Asa Sul
Telefone: (61) 3244-6353
Endereço: CLN 213 bloco A lojas 9 a 17 – Asa Norte
Telefone: (61) 3272-1005
Funcionamento: domingo a quinta, das 12h à meia-noite. Sexta e sábado, das 12h à 1h.

Café Cassis – spaghetti à matriciana (com pancetta, tomates pellati, cebola, alho e azeite extravirgem, com toque de pimenta fresca) – R$ 24,90
Endereço: Park Shopping 1º piso, em frente à Fnac – Guará
Telefone: (61) 3234-2968
Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 11h às 21h.

Calaf - lombinho candango (iscas de lombinho refogadas com cebola e batata, recobertas com maionese de alho e manjericão) – R$ 14,90, para duas pessoas
Endereço: SBS Qd. 2 Ed. Empire Center, térreo – Asa Sul
Telefone: (61) 3325-7408
Funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 2h

Carpe Diem – prime rib à milanesa com risoto de açafrão (à milanesa de pão ciabatta) – R$ 24,90
Endereço: CLS 104 bloco D loja 1 – Asa Sul
Telerfone: (61) 3325-5301
Funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 2h. Domingo, das 12 às 23h.

Crepe Royale – envelope suíno à royale (crepe de carne suína ao molho royale) – R$ 14,90
Endereço: SCLS 207 bloco C loja 37 – Asa Sul
Telefone: (61) 3443-4777
Funcionamento: domingo a quinta, das 18h à meia-noite. Sexta e sábado, das 18h à 1h.

Dona Lenha – prime rib provençal (recheado com cogumelos frescos e tomilho, assado na lenha e servido com tomate caqui persilade e purê de agrião) – R$ 34,90
Endereço: SHIS QI 11 bloco O lojas 2 e 4 – Lago Sul
Telefone: (61) 3364-3400
Endereço: SHCL 210 bloco D lojas 60 e 68  – Asa Norte
Telefone: (61) 3349-2323
Endereço: SCLS 201 bloco A loja 1 – Asa Sul
Telefone: (61) 3322-1234
Endereço: SHIS QI 5 bloco A loja 15 – Lago Sul
Telefone: (61) 3364-0404
Endereço: Gourmet Center – Terraço Shopping
Telefone: (61) 3363-2424
Funcionamento: segunda a domingo, das 12h às 15h e das 18h à meia-noite.

Dudu San – temaki de contrafilé suíno com teruak de abacaxi folhas de hortelã – R$ 14,90 e superquadra de legumes com dados de contrafilé suíno com molho de tamarindo (foto) – R$ 24,90
Endereço: Pátio Brasil, 3º piso, praça de alimentação – Asa Sul
Telefone: (61)3201-5460
Funcionamento: diariamente, das 9h30 às 22h.

Empório Santo Antônio – costelinha metida a besta (recoberta com queijo cheddar e temperada com molho agridoce) – R$ 24,90, para duas pessoas
Endereço: Pier 21
Telefone: (61) 3223-0033
Funcionamento: diariamente, das 12h às 4h.

Família Capelli Trattoria – lombo recheado da nonna (acompanhado de penne com molho especial de cebola e palmito) – R$ 24,90
Endereço: SCLS 307 bloco C loja 19 – Asa Sul
Telefone: (61) 3244-4754
Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h à meia-noite. Domingo, das 12h às 16h.

Feitiço Mineiro – lombo à diamantina (grelhado, acompanhado por arroz branco, tutu de feijão, farofa e couve refogada) – R$ 24,90
Endereço: CLN 306 bloco B loja 45 – Asa Norte
Telefone: (61) 3272-3032
Funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 15h. Sábado, das 12h às 17h. Domingo, das 12h às 17h.

Gula Capital – lombo tropical (com molho de manga e castanha baru) – R$ 24,90
Endereço: SHCGN 716 bloco D loja 48 – Asa Norte
Telefone: (61) 3202-3111
Funcionamento: terça a sábado, das 18h às 22h.

Ilê Restaurante – lombinho com chutney de manga, arroz de nirá e shiitake – R$ 24,90
Endereço: SCLS 209 bloco C loja 13 – Asa Sul
Telfone: (61) 3443-8099
Funcionamento: segunda a sábado, das 11h30 às 15h30 e das 18h30 à meia-noite. Domingos, das 11h30 às 15h30.

Le Plateau D´Argent – picanha suína ao molho agridoce picante com purê de mandioquinha – R$ 24,90
Endereço: Hotel Mercure Brasília SHN Qd. 5 bloco G – Asa Norte
Telefone: (61) 3424-2017
Funcionamento: diariamente, das 12h às 15h e das 19h às 23h.

O Convento – sagrado (picanha suína ao molho de tamarindo e alecrim, acompanhado de cuscuz de ervas) – R$ 24,90
Endereço: EQS 208/209 Sul – Asa Sul
Telefone: (61) 3443-3104
Funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 15h e das 20h à meia-noite. Domingo, das 12h às 15h.

Onze Gastronomia – picanha suína grelhada (acompanhada de robata de abacaxi e uma de cebola) – R$ 34,90
Endereço: Shopping Liberty Mall – Asa Norte
Telefone: (61) 3033-7181
Funcionamento: diariamente, das 12h às 15h.

Patuá – picanha suína na caipirinha (acompanhada de arroz com limão e mandioca) – R$ 24,90
Endereço: QI 11 Deck Brasil – Lago Sul
Telefone: (61) 3248-7231
Funcionamento: segunda, das 12h às 15h. Terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h. Sábado e domingo, das 12h às 23h.

Piantella Restaurante – lombo Oswaldo Aranha (servido assado e com batata portuguesa, arroz e farinha) – R$ 34,90
Endereço: SCLS 202 bloco A loja 34 – Asa Sul
Telefone: (61) 3224-9408
Funcionamento: diariamente, das 12h às 16h e das 19h à meia-noite.

Triplex Wine Food & Fun – lombo ao vinho do porto (com creme de mandioca ao queijo e baião-de-dois) – R$ 24,90
Endereço: SCES trecho 2 lote 8 lLoja 4 – Beira Lago, ao lado da Ponte JK
Telefone: (61) 3226-8869
Funcionamento: terça a sábado, a partir das 18h. Domingo, das 12h às 20h.

Unanimitá - carpaccio suíno com talos de abacaxi caramelizado em prato quente com pesto de cebolinha, acompanha pão assado com ervas – R$ 14,90 / filé mignon suíno com nhoque de mandioca com molho alfredo de queijo coalho com manteiga de garrafa defumado (foto) – R$ 24,90
Endereço: CLS 408 bloco C loja 25 – Asa Sul
Telefone: (61) 3244-0666
Funcionamento: diariamente, das 19h à 1h.

Veloce – bistecca alla milanese (bife de contrafilé de porco à milanesa, acompanhado de batatas sauté, molho de mostarda e saladinha de agrião e rúcula com vinagrete de balsâmico e mel)
Endereço: Deck Brasil – Lago Sul
Telefone: (61) 3364-2477
Funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 15h e das 18h às 23h. Sábado e domingo, das 12h à meian-noite.

Villa Borghese – porco chic (filé mignon suíno grelhado em molho cítrico de limão siciliano e laranja, servido com risoto de feijão-preto e torresmo) – R$ 34,90
Endereço: SCLS 201 bloco A loja 33 – Asa Sul
Telefone: (61) 3226-5650
Funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 15h e das 19h à meia-noite. Sábado e domingo, das 12h às 16h.

Villa Tevere – marmita villa tevere (mignon de porco, feijão-verde, arroz com banana frita e farofa) – R$ 34,90
Endereço: SCLS 115 bloco A loja 2 – Asa Sul
Telefene: (61) 3345-5513
Funcionamento: segunda, das 19h30 à meia-noite. Terça a quinta, das 12h às 15h e das 19h30 à meina-noite. Sexta e sábado, das 19h30 à meia-noite. Domingo, 12h às 17h.

Werner Filés & Vinhos – filé suíno tropical medalhão (ao molho cítrico de abacaxi, acompanhado de arroz de pêra-passa aromatizado com conhaque e queijo gorgonzola) – R$ 34,90
Endereço: CLS 212 bloco A loja 36 – Asa Sul
Telefone: (61) 3346-3720
Funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h à meia-noite. Sábado, das 12h à meia-noite. Domingo, das 12h às 16h.

Your´s Restaurante – dados de picanha, com molho cremoso de shoyo e ervas com pimenta dedo-de-moça (foto) – R$ 14,90 / picanha suína ao molho de jabuticaba e arroz cremoso de brócolis com chips de mandioquinha (foto home)- R$ 24,90
Endereço: SHI/SUL QI 11 bloco I lojas 16,40 e 46 – Lago Sul
Telefone: (61) 3248-0184
Funcionamento: terça a quinta, das 19h à 1h. Sexta e sábado, das 19h às 2h. Domingo, das 12h às 17h.


Como boa brasiliense que sou posso afirmar, excelentes restaurantes. Conheço quase todos e aprovo! O festival está show! Você vai ficar de fora dessa?

Informações:

Muuuuito bom!
Volto logo! :)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vitamina C, vale a pena suplementar?

Post muito bom do Blog de Henrique Freire Soares

RISCO DO EXCESSO DE VITAMINA C!!

Peguei a bula de um suplemento polivitaminico (encontrado facilmente também na internet), que diz assim:

Advertências
O ÁCIDO ASCÓRBICO PODE PROPORCIONAR UM AUMENTO DA FORMAÇÃO DE CRISTAIS URINÁRIOS. PORTANTO, OS PACIENTES COM DEFICIÊNCIA DE FILTRAGEM RENAL DEVERÃO SER ORIENTADOS PARA QUE EVITEM UMA POSSÍVEL NEFROLITÍASE. O ÁCIDO ASCÓRBICO FOI ASSOCIADO À HEMÓLISE EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE GLICOSE-6-FOSFATO DESIDROGENASE. PODE OCORRER AUMENTO DOS NÍVEIS GLICÊMICOS EM TRATAMENTOS PROLONGADOS E EM ALTAS DOSES.

Interações medicamentosas de ......(nome do suplemento)
O ácido ascórbico pode proporcionar uma maior absorção de alumínio, componente presente nos antiácidos, determinando aumento dos níveis sanguíneos do mesmo. O ácido ascórbico poderá ter sua absorção diminuída quando administrado concomitantemente com ácido acetilsalicílico.

Da parte de cima, é bioquimica pura, e fisiológica, porque 30% de toda vitamina C que consumimos vai para formação de oxalato. Além disso, a G6PD (glicose 6 fostato desidrogenase) dá inicio à via das pentose fosfato, produzindo dentre outras coisas, NADPH, que é fundamental para a proteção das células contra o stress oxidativo. Este estresse oxidativo estimula a lise de células especialmente em hemácias. Vitamina C como qualquer outra substância antioxidante, dependendo da dose, do tempo, para quem e quando, também se torna oxidante.

Da parte de baixo, vale como informação e cuidado nas pessoas que desejam tomar suplemento de vitamina C. Aluminio leva à doenças neurológicas e osteoporose, por exemplo. 


Em suma, excesso de vitamina C pode sim ser prejudical além de favorecer o envelhecimento das células. Procure consumir Vitamina C oriunda da alimentação, como nos alimetos cítricos. Cuidado ao suplementar, consulte um bom profissional para saber se há necessidade! 


A vitamina C auxilia na manutenção do sistema imunológico, dá resistência aos ossos e dentes, é importante nos tratamento antialérgicos além de facilitar a absorção de ferro no organismo.


Volto logo!
:)

Atendimento na ALERGOCENTRO

Pessoal,
Também estou atendendo na Alergocentro. São duas clínicas: no Hospital Anchieta, em Taguatinga e no Gama, no Centro Clínico do Hospital Maria Auxiliadora.
Telefones: 61 3561-0095 - Taguatinga e 061 3042-3002 - Gama.
A clínica além de atendimento nutricional, conta com uma excelente equipe de alergistas e endocrinologistas!
Espero vê-los por lá!
Volto logo! :)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Qual sua idade interior?

Pessoal,
recebi esse link, achei o teste muito realista!
E no final, você ainda recebe dicas de como melhorar no que você está errando.
Façam!


:)

domingo, 28 de agosto de 2011

A prisão do corpo humano

Do Blog do Correioweb:


Pessoal, muuuuuuito interessante e de fácil entendimento essa matéria da Revista do Correio. Leiam!
O distúrbio afeta 80% da população, independentemente de etnia, idade ou sexo. Ou seja: em cada grupo de 10 pessoas, oito enfrentam o problema. Mesmo assim, é um assunto tratado a portas fechadas ou em sussurros envergonhados ou irônicos. Geralmente, é motivo de piadas. O tabu tem nome e sobrenome: prisão de ventre. Entre os médicos, é mais conhecido como constipação intestinal.
Tanto faz um nome ou outro. O que define o incômodo não é apenas a quantidade ou a frequência, mas principalmente a qualidade do que é descartado pelo corpo humano. A enfermeira Aline Flor, por exemplo, quase diariamente comparece ao banheiro, mas com dores e muito esforço. Ela apresenta um caso clássico de prisão de ventre. Não só ela. No batalhão de prisioneiros, as mulheres formam o principal contigente. A estimativa médica é de que o dobro de mulheres sofra com o problema de constipação intestinal em relação aos homens.
A causa não é meramente cultural, em função do medo ou nojo de frequentar banheiros fora da casa. Há razões fisiológicas e orgânicas para explicar as razões da maioria feminina. “A responsabilidade cabe aos hormônios femininos. A oscilação deles durante o período menstrual interfere na absorção de líquidos, provocando a prisão de ventre”, afirma o gastroenterologista Vinícius Machado, do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Apesar disso, 80% dos fatores que desencadeiam o distúrbio estão relacionados ao estilo de vida, como os hábitos alimentares. “Apenas 20% dos casos têm ligação com outras doenças, como Chagas ou câncer do intestino grosso”, garante Mara Rita Salum, gastroenterologista e especialista em aparelho digestivo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo ela, o problema geralmente afeta pessoas que consomem quantidade insuficiente de fibras e de água. O sedentarismo agrava ainda mais a situação. “A atividade física ajuda nos movimentos musculares do intestino, o que ajuda na expulsão das fezes”, revela a médica.
Se você faz parte da maioria que sofre com prisão de ventre, a Revista do Correio traz um guia com dicas e sugestões de médicos de nutricionistas. Só não vale levar o exemplar para o banheiro. Este hábito, tão comum, segundo os médicos entrevistados prejudica a concentração e o relaxamento em um momento tão importante.

Coma bem, faça exercícios e… relaxe!
Segundo a especialista em aparelho digestivo e gastroenterologista Mara Rita Salum, alimentos como frutas, legumes e verduras são fontes de fibras e micronutrientes. Além desses, os cereais integrais, como arroz integral, centeio, aveia, pão integral, farelo de trigo, sementes de linhaça, entre outros, também são ricos em fibras. “Medidas, como o consumo adequado de água, dieta rica em fibras e a prática de atividade física, ajudam a regularizar o funcionamento intestinal”, ensina a médica.
Por não seguir essas regras básicas, como o consumo de água e fibras, a professora Andrea Mara enfrenta, há cerca de 20 anos, a constipação intestinal crônica, o que levou ao aparecimento de hemorroidas. Ela já experimentou de tudo, de laxantes, chá da erva Sene a receitas caseiras. “Esses produtos só pioraram o meu quadro”, lamenta. Há períodos em que ela fica até seis dias sem ir ao banheiro e o alívio só vem com a lavagem caseira. Cansada do martírio, há quatro anos ela procurou a ajuda de um proctologista, passou a consumir mais frutas e verduras e a ingerir mais água. “Melhorou um pouco”, reconhece Andrea. “Mas o meu aparelho digestivo nunca voltará ao normal, como na adolescência”, acredita a professora.
O aparecimento de hemorroidas é apenas um dos altos preços pagos por quem convive com a constipação intestinal crônica. Quando chega a esse ponto, na maioria das vezes é cirúrgico. Para os que desejam mudar a trajetória, o caminho é adotar um novo estilo de vida, mudando a alimentação e praticando exercícios físicos. “A terapia nem sempre inclui laxantes ou métodos de lavagem. Esses métodos só devem ser usados em último caso e com acompanhamento médico”, afirma Machado.
A médica Mara Rita Salum afirma que o relaxamento é um importante aliado nessa empreitada. “Pessoas estressadas costumam contrair a musculatura pélvica e sofrem com crises de constipação. O relaxamento do assoalho pélvico contribui para a expulsão das fezes”, ensina a médica, que recomenda também exercícios fisioterápicos para liberar o aparelho digestivo.

O que é normal
O médico Ronaldo Cuenca, cirurgião do aparelho digestivo, explica que uma evacuação sadia deve ser diária, completa e de forma que sacie a vontade de evacuar. As fezes devem vir bem formadas, sólido-pastosas, marrom claro e com odor suave. E quem não consegue fazer todos os dias? O especialista tranquiliza os aflitos: é considerado normal até três evacuações por semana. Há, no entanto, uma advertência: deve ser levada em conta a característica das fezes. Se as evacuações são difíceis, insuficientes, com fezes ressecadas, a pessoa certamente sofre de prisão de ventre, constipação intestinal, intestino preso ou prequiçoso. Mesmo que vá ao banheiro todos os dias, como Aline.

Pais desesperados, filhos sofredores
Uma das queixas mais comuns nos consultórios dos pediatras, e que deixam os pais aflitos, é o caso de prisão de ventre das crianças. Eles não sabem o que fazer. A gastroenterologista infantil Daniela Salles acalma os papais e mamães. Segundo ela, o distúrbio varia segundo a idade da criança e geralmente está associado a uma alimentação pobre em fibras e em líquidos.
“A criança que come guloseimas diariamente, come poucas frutas e bebe pouca água e muito leite com achocolatado, tem maior chance de ficar constipada”, diz a médica do Hospital de Base do Distrito Federal. Ela aconselha para a criançada um bom café da manhã com cereais, fibras e vitamina de frutas, almoço e jantar em refeições com legumes e verduras. E beber bastante água.
Daniela Salles explica ainda que é normal um bebê ter prisão de ventre porque ele só começa a formar a prensa abdominal, que auxilia na evacuação, quando começam a sentar e a ficar em pé. O leite materno é a dieta ideal nesta fase. Outros tipos de alimentos só depois dos quatro meses.
Ela também ensina que é preciso ter paciência. O intestino preso pode ter um fundo emocional, como a retirada das fraldas ou a vigilância constante dos adultos quanto ela vai ao banheiro. “Quando a criança é maior, por volta dos quatro, cinco anos, uma das causas é a falta de tempo. Ela não quer interromper as brincadeiras para ir ao banheiro e retém as fezes. Quando vão, sentem dor. Os pais devem estar atentos, mas sem pressionar”, recomenda Daniela. A especialista, porém, chama atenção para quando o problema é um sinal de doença. “Os pais devem procurar ajuda médica quando a criança muda repentinamente o seu hábito intestinal, apresenta um quadro de dor e febre.”

Alívio pelas águas. Será?
Hidrocolonterapia. A palavra, de pronúncia complicada, significa a lavagem e limpeza dos intestinos. Não é uma lavagem simples, mas feita com equipamentos e sob a supervisão de um fisioterapeuta.
César Souto, pioneiro da técnica no Distrito Federal, explica que o fisioterapeuta usa um equipamento para irrigar com água pura o intestino grosso do paciente. Filtrada, aquecida até a temperatura do corpo e com pressão suave, a água promove estímulos motores no intestino grosso, provocando movimentos peristálticos, que vão ajudar a recobrar os reflexos da evacuação. Os resíduos impregnados nas paredes do intestino são, então, eliminados de forma higiênica e inodora pelo próprio aparelho. Souto diz que sessões de manutenção são indicadas quando a prisão de ventre é consequência de outra doença, como diabetes, Chagas, depressão e disfunções do aparelho digestivo.
O aposentado Francisco Joaquim de Souza Neto, 56 anos, precisou fazer 11 sessões para se livrar das crises de constipação intestinal. “O meu distúrbio é funcional, pois enfrento o problema há mais de 20 anos, procurei médicos, fiz exames, mudei a alimentação. E nada”, conta ele. Depois da terapia, o intestino dele funciona com maior regularidade. Mas os médicos são contrários ao procedimento. “Não há comprovação científica e o tratamento é perigoso, pois pode machucar as mucosas do aparelho digestivo”, alerta a gastoenterologista Mara Rita Salum.

Fibras, fibras, fibras! Este é o principal conselho ouvido por quem enfrenta surtos de constipação intestinal. A nutricionista Joana Lucky afirma que elas podem ser encontradas em frutas, verduras e grãos integrais. Segundo ela, as fibras não são digeridas em nosso organismo e podem ser divididas em dois grupos: solúveis e insolúveis. As do primeiro grupo formam uma espécie de gel no intestino e as do segundo passam intactas. O efeito delas é aumentar o volume das fezes e reter líquido nas mesmas, fazendo com que elas fiquem mais pastosas e fáceis de eliminar. “A quantidade recomendada para ingestão diária é de 25-30g/dia”, diz a especialista.

A comerciária Aline dos Anjos, 25 anos, quando segue esse tipo de orientação, consegue melhorar o funcionamento do seu intestino. “Nem sempre tenho tempo e geralmente como na rua”, conta a também a estudante de direito. A rotina de ir poucas vezes durante a semana ao banheiro a acompanha desde a infância e só se agrava com o passar dos anos. “Depois que tive a minha filha, há cinco anos, os surtos se tornaram mais frequentes”, afirma. Depois de três ou quatro dias sem ir ao banheiro, quando a barriga está inchada e está com dores abdominais, à noite em casa ela chega a ficar de duas a três horas sentada no vaso até conseguir. “Acho que vou aproveitar este tempo para estudar tratados jurídicos”, brinca. Quando a situação se torna realmente crítica, sem evacuar há uma semana, ela apela para as frutas ricas em fibra, como mamão, ameixa, pêra. “Aí o meu intestino funciona”, revela, aliviada.
As fibras são as heroínas, mas também podem se transformar em bandidas. A nutricionista Giovanna Graziani explica que elas necessitam de um companheiro para atuar — os líquidos. E aconselha que, para combater a prisão de ventre, o recomendável é consumir pelo menos dois litros de água por dia. “Nessa conta, não entram refrigerantes nem bebidas alcoólicas”, afirma. Por que a água é tão importante nessa batalha? Elas ajudam na absorção das fibras pelo aparelho digestivo, hidratam as fezes e facilitam a sua eliminação pelo organismo.

Na quantidade certa
Concentração de fibra alimentar por 100g do alimento
Alface crespa 1,2
Arroz branco 0,3
Arroz integral 1,8
Banana 2,6
Cenoura crua 2,8
Ervilha 2,8
Farelo de aveia 15,4
Farelo de arroz 49,69
Farelo de trigo 42,80
Feijão 6,4
Goiaba 5,4
Laranja 2,4
Maçã com casca 2,4
Maçã sem casca 1,3
Macarrão integral 2,8
Macarrão comum (ovos) 1,1
Manga 1,8
Tomate 1,2
Repolho 2,3
Rúcula 1,6
Semente de linhaça 33,5
FONTE: Tabela de Composição Química dos Alimentos da UNIFESP e Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos – TACO.
Diagnósticos precisos

Para os casos crônicos, os médicos contam com um arsenal de exames para identificar as causas da constipação intestinal, entre elas possíveis anomalias do aparelho digestivo do paciente.
Colonoscopia
Um exame endoscópico que permite a visualização interna do cólon, a parte final do intestino grosso.
Estudo do tempo do trânsito cólico
Avalia quanto tempo o alimento demora para ser digerido e descartado pelo organismo do paciente. É um raios-X, como o uso de marcadores de contraste para mostrar o percurso do bolo fecal. Detecta casos de intestino preguiçoso.
Videodefectografia
Teste de imagem da fisiologia do cólon e reto. O paciente bebe um contraste pastoso. Em seguida, sob orientação médica, realiza contrações do assoalho pélvico, simulando a evacuação. O resultado pode determinar se a pessoa sofre de bloqueio na parte final do cólon e reto ou tem apenas uma prisão de ventre de causa funcional.
Manometria anorretal
É um estudo da musculatura do reto e ânus. Um fino cateter é posicionado no ânus e o paciente deve contrair a musculatura da região. Indicado para pessoas com doença de Chagas e crianças com crescimento anormal do cólon.


Fonte: gastroenterologista e cirurgiã do aparelho digestivo da Universidade Federal de São Paulo