segunda-feira, 27 de junho de 2011

Benefícios do uso de CANELA

Do Blog Saúde Plena, com adaptações




Os benefícios da canela representam uma ação eficiente na prevenção e tratamento de doenças. Por exemplo, ela é altamente efetiva tanto em gripes ou doenças da pele como a acne. Um copo de água morna com canela e um pouquinho de pimenta e mel corresponde a uma eficiente receita caseira para combater um resfriado. A acne pode ser tratada aplicando um pouco de canela junto com suco de limão nas áreas afetadas da pele. A canela é rica em propriedades medicinais!

Os resultados preliminares de estudos indicaram que a canela tem propriedades antifungos, antibacterianas e antiparasitas. A canela é eficaz contra a candidíase vaginal, candidíase oral, úlceras estomacais e os piolhos principalmente.

Tem ainda propriedades antiinflamatórias. Alimentos fritos, gorduras, alimentos processados, causam inflamação de nossos tecidos e órgãos internos, e esta inflamação se liga a uma das doenças mais perigosas – doença cardíaca. Dietas antiinflamatórias são meios para a redução de ocasiões dos ataques do coração, dos movimentos e da doença cardíaca. A canela pode ser um aliado potencial para diminuir a inflamação.

A canela pode ajudar pessoas com a diabetes do tipo 2 em que os níveis de açúcar no sangue tem controle da diabetes, e pode diminuir o colesterol LDL o colesterol total e os triglicérides. Um estudo foi conduzido pelos pesquisadores do Ministério de Agricultura dos EUA (USDA) em 2003 que mostrou que 60 pessoas no Paquistão que tinha diabetes do tipo 2, que comeram 1 grama de canela a cada dia durante 40 dias, tiveram diminuição significativa de seus níveis de açúcar de sangue, do colesterol LDL, do colesterol total e dos triglicérideos.

As fibras presentes nela,  também pode ajudar com o alívio da prisão de ventre e da síndrome de intestino preso. Desta forma, os usos medicinais da canela são úteis para problemas digestivos; estimulando a digestão e removendo flatulências. Além disso, aplica-se para tratar o mau hálito como refrescante bucal.

Alguns estudos mostram que o simples ato de cheirar canela melhora nossa memória.

Existem três tipos de compostos que estão por trás das propriedades medicinais da canela. O primeiro é o acetato de cinamilo, álcool de cinamilo e cinnamaldehyde (que é o composto da canela que lhe dá o seu cheiro e o seu sabor). É importante também destacar a composição mineral da canela, que consiste em fibras, ferro, cálcio e magnésio. É importante utilizar a canela moderadamente, já que o abuso pode ser tóxico.

Para gestantes não é recomendada, já que alguns estudos mostraram que é abortiva.


Pode ser usada com leite desnatado/soja/integral como, no mingau... em preparações quentes ou frias.
Então, que tal um chá de canela para combater o frio?
Até mais!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O que fazer para minimizar os sintomas da TPM

Post especial para as meninas. Recebi este e-mail da minha querida Cíntia Landim, vejam:

Frases e procedimentos para sobreviver a uma mulher com TPM  no dia-a-dia:

Você chega em casa com aquela fome...


PERIGOSO: O que tem pro jantar?
SEGURO: Posso te ajudar com o jantar?
SEGURÍSSIMO: Onde você quer ir pra jantar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


Vocês vão a uma festa e ela diz: Amor já estou pronta...


PERIGOSO: Você vai vestir ISSO?
SEGURO: Nossa, você fica bem de marrom!
SEGURÍSSIMO: Uau! Tá uma gata!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


Ela diz: Como você é grosso!


PERIGOSO: Tá nervosa por quê?
SEGURO: Tudo bem que eu poderia ter avisado, assumo meu erro!
SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho...
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


Na hora daquele super almoço de domingo...


PERIGOSO: Será que você devia comer isso?
SEGURO: Sabe, ainda tem bastante maçã.
SEGURÍSSIMO: Quer um copo de vinho pra acompanhar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


Você chega em casa tarde, e ela está sentada no sofá...


PERIGOSO: O que você fez o dia todo?
SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais hoje amor.
SEGURÍSSIMO: Adoro quando você usa esse baby doll!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


E algumas definições para TPM:



TPM = Todos os Problemas Misturados
TPM = Tendências a Pontapés e Murros
TPM = Temporada Proibida para Machos
TPM = Tocou, Perguntou, Morreu
TPM = Tente no Próximo Mês
TPM = Tempo Pra Meditação
TPM = Treinadas para matar


Alguém aí se enquadrou na situação?
Ser mulher e suportar todas as fases do ciclo menstrual sem dores de cabeça, retenção de líquidos, ansiedade, alterações no humor é quase impossível. 
Quem tem TPM sofre! Para quem tem sintomas, recomendo: faça mudanças na sua alimentação! Principalmente se você já tentou anticoncepcionais e outros tipos de medicamentos para amenizar os sintomas e não obteve êxito.


A TPM é causada pela flutuação das concentrações cerebrais de serotonina (um neurotransmissor que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas), cálcio (algumas fontes: vegetais verdes, gema de ovo, mariscos, leguminosas e laticínios, com ressalvas, se você não for intolerante ), magnésio (algumas fontes: farelo de trigo, sementes, oleagionas, abacate, banana, fécula de batata)  e vitamina B6 (algumas fontes: cereais, carnes, frutas e verduras - o cozimento reduz os teores de B6 dos alimentos), dentre outros nutrientes. Se você tiver uma alimentação adequada, e rica nestes nutrientes, é provável que consiga amenizar uma grande parte dos sintomas. Fazer testes para verificar se existem carências nutricionais pode ser determinante no tratamento.


Obviamente, não basta apenas acrescentar nutrientes, é preciso retirar o que faz mal. A TPM pode ainda ser causada e/ou maximizada por alergias/intolerâncias alimentares, as mais comuns são alergia a produtos derivados de leite, gluten e oleaginosas. Fazer rodízio de carnes, ao invés de comer todos os dias carne vermelha, também pode ser eficiente na melhora dos sintomas. Alimentos que causam irritação, constipação ou diarréia também não devem ser consumidos, eles aumentam o risco de disbiose intestinal, assunto para um outro post.


Mulheres que consomem dieta rica em açúcar, sal, gorduras, bebidas alcoólicas comumente tem os sintomas da TPM menos discretos. Sabe aquela batata frita + refrigerante + sorvete + chocolate que você consome todas as semanas? É disto que estou falando. A sensação é que os doces aliviam os sintomas, e de fato aliviam, momentaneamente, mas num perspectiva geral, só fazem com que você sempre sofra com os sintomas. Uma boa idéia é trocar o chocolate, por exemplo, por chocolates de soja, chocolates com 70% de cacau, ou por frutas e frutas desidratadas. Se você se enquadra nesse caso, faça o teste: elimine esses alimentos da sua dieta e inclua diariamente alimentos ricos em B6 e Magnésio, como lentilha, nozes, soja, azeite de oliva, banana, dentre outros. 


Deve-se ainda ter muita cautela porque a alimentação tem ligação direta com o funcionamento intestinal, e é lá a maior produção de serotonina do corpo. A serotonina é o hormônio da felicidade. É a queda dela que nos deixa depressivas e tristes nesse período. Se o seu intestino não funciona bem, você sofre com o desconforto da prisão de ventre e sofre também pela baixa produção de serotonina! Nada bom... 


O corpo tem uma memória química, e é programado para procurar alimentos que suprem a carência de vitaminas e minerais nessa fase. É por isso que a necessidade de doces, principalmente chocolate é tão grande. Mas o chocolate é recheado de gordura e açúcar, e seu efeito dura pouco.. logo a impaciência volta. O ideal então é não se render a tentação, e comer alimentos que auxiliem no tratamento das carências. Se os seus sintomas são muito fortes, você pode ainda procurar suplementos que supram as carências do organismo. Geralmente a combinação de alimentação + suplementos é muito eficiente. Um bom nutricionista poderá passar uma suplementação ideal para você. 


Outra substância que está ligada à sensação de bem-estar é a endorfina, liberada na prática de exercícios físicos. Ela é produzida durante e depois da atividade e regula as emoções. Considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as tensões. Está aí a prova de que vida saudável e em equilíbrio é resultado de boa alimentação e exercícios físicos.


Então, agora que você já sabe o que fazer: pare de sofrer
Mude seus hábitos agora! 
Consulte sua nutricionista para maiores informações!


Volto logo! 
:)

Banana verde que faz bem!



Adaptado da VPONLINE

A banana é produzida na maioria dos países tropicais e é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no Brasil são: Prata, Pacovan, Prata-anã, Maçã, Mydore, Terra e D’ Angola, além da Nanica e Nanicão voltadas principalmente à exportação. A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais.


A banana ainda verde é quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Sendo assim, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração. Bom, né?!

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa. 

Veja como preparar a biomassa:

1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
2. Processe até obter uma pasta bem espessa;
3. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.

A farinha se faz assim: 


Ingredientes :
Bananas verdes de preferência tipo prata
Modo de Preparo :
Escalde as bananas em água 
fervente, por dois minutos. 
Descasque e corte em tiras. 
Coloque em um tabuleiro, 
dispostas lado a lado. Leve 
ao forno e deixe torrar 
até ficarem esturricadas, 
quebradiças e esfarinhando 
na mão. Passe em uma 
máquina de moer ou 
 liquidificador e depois 
passe em uma peneira fina.


Abaixo segue um exemplo de uma receita saudável em que a biomassa pode ser adicionada:

Suco funcional:
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa da biomassa de banana verde

Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.

Booom demais! Recomendo! Vá correndo fazer a sua biomassa/farinha!
Se você tiver com preguicinha, alguns locais vendem o produto já pronto. 
Em Brasília, está disponível na SHIZEN, 407 sul.

Até depois! 
:)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O que comer na hora do jantar

Uma das coisas que meus pacientes se cansam de ouvir é que meu objetivo é mudança de hábitos alimentares e promoção de qualidade de vida.
Antes de querer que eles alcancem o objetivo, seja emagrecimento ou ganho de peso, quero que este paciente aprenda a comer e não dependa mais de uma profissional para saber o que e quando deve ou não comer...brinco que quero que meus pacientes, após o período de tratamento, só estejam na clínica para me visitar e saber das novidades do mundo na nutrição!
Na prática percebo que um dos grandes problemas é a dúvida acerca do que comer depois das 18h, no horário do JANTAR.
Obviamente cada paciente precisa de uma dieta individualizada, com descrições e quantidades específicas para seu corpo, mas ai vão algumas dicas.


1- Pare de insistir no pão francês com manteiga e café - No Brasil, não sei quem, e não sei quando, alguém falou que "jantar" engorda e que é muito melhor comer um pãozinho francês com manteiga + café ou + leite. Isto não é verdade. Veja que pensamento simplista: quando você ingere uma refeição no jantar, como por exemplo: arroz integral (carboidratos + fibras), filé de frango grelhado (proteína+lipídeos), salada de alface, tomate, rúcula, repolho e manga (vitaminas e minerais), azeite extra-virgem (omega 9 - lipídeo do bem) e feijão (proteína), o seu organismo recebe muito mais micro e macronutrientes do que quando você come apenas pão (carboidratos) e café (cafeína - estimulante). É óbvio que é muito melhor e muito mais saudável comer COMIDA em quantidades adequadas do que se saciar com pães. Importante lembrar que o hábito de comer no jantar a mesma comida do almoço não é o mais recomendando, já que você oferecerá para o seu corpo o mesmo perfil de nutrientes. Na medida do possível, tente sempre mudar os tipos de vegetais e rodiziar os tipos de carnes.


2- Eu só gosto de pão, e agora? Você é louco, viciado em pão? Faça seu pão ficar mais saudável! Inclua fibras! Uma boa dica e trocar o seu pão branco por pão integral, pão com grãos, cereais, que possuem fibras. Outra coisa que você deve fazer é procurar substituir a manteiga por queijos brancos, vegetais, saladas, pastas com vegetais. Não sabe do que eu estou falando? Idéias abaixo:


- Pasta Smart-Tan: Rica em Vitamina A, Licopeno e outros carotenóides!



Ingredientes:
2 Cenouras Grandes Picadas;
4 Unidades de Tomates Secos;
1 Colher de Sopa de Azeite de Oliva Extra-Virgem;
6 Colheres de Sopa de Cottage Light;
1 Pitada de Sal (opcional).

Modo de preparo:  
Bata os ingredientes no liquidificador ou centrífuga, ou pique em pedaços pequenos. Acondicionar em vasilha de vidro sob refrigeração. Utilizar em até 3 dias.





Pasta Bones: Rica em minerais que fortalecem seus ossos: Cálcio, Magnésio, Fósforo e Vitamina D

Ingredientes:
2 Colheres de sopa de Semente de Gergelim;
2 Castanhas do Pará;
6 Colheres de sopa de Cottage Light;
1 Colher de Sopa de Azeite de Oliva Extra-Virgem;
1 Pitada de Sal (opcional).
Modo de preparo:  
Bata os ingredientes no liquidificador ou pique em pedaços pequenos. Acondicionar em vasilha de vidro sob refrigeração. Utilizar em até 3 dias.



Estas pastas são super saborosas, e são uma ótima ideia para quem se justifica que usa a manteiga porquê só sabe da existência dela...


3- Cuidado com os horários! Você até que faz um bom jantar, mas faz isso as 22 horas? Mude este hábito! Comer muito tarde não faz bem, precisamos comer mais nos primeiros horários do dia (café da manhã e almoço) e diminuir gradativamente a quantidade de alimentos consumida conforme o dia vai passando. Depois das 22 horas é pouco provável que você se movimente mais do que rolar de um lado para o outro da cama. Além de auxiliar no ganho de peso, comer muito tarde faz com que o seu sono seja ruim, consequentemente você descansará mal e seu dia renderá pouco. Faça uma programação alimentar! Se você não estiver em casa ou num local propício para fazer a refeição no horário do jantar (até as 20h, no máximo), carregue com você a sua refeição, que pode ser um pão com vegetais ou pastas. Além da sua saúde, as suas finanças também agradecem, com certeza você terá que gastar menos dinheiro com comida na rua.
Se vamos viajar, fazemos uma programação; se queremos comprar um imóvel também... porque uma coisa tão simples quanto se alimentar não merece uma programação? Injusto com nosso corpo! 
Dica: compre uma bolsa térmica e carregue com você tudo o que você precisa para não comer fora dos horários.


:)
Depois tem mais!
Dias com muita saúde para vocês!

Você sabe quais são os exames pré-nupciais?


Estava lendo alguns artigos na internet e me deparei com as informações abaixo. Para você que vai se casar, ou que percebeu a necessidade de fazer um check up, é uma ótima idéia. Obviamente orientação profissional é sempre necessária caso haja qualquer sintoma ou alteração nos exames! Vale a pena ler e ter Dias com mais Saúde! :) 

Do Sabin Online

Exames pré-nupciais femininos e masculinos

Hemograma: serve para auxiliar no diagnóstico e monitoramento 
de anemias, leucemias e outras patologias.
Glicose: exame pode ser usado para avaliar os níveis de açúcar 
no sangue ou para diagnosticar diabetes e monitorar o seu controle;
Lipidograma: avalia o nível de gorduras no sangue;
Sorologia para hepatites A, B e C: avalia se o cliente teve ou está 
com hepatite viral, uma doença que pode causar desde uma simples 
alteração laboratorial, até doença fulminante e fatal. O exame é feito 
a partir da coleta do sangue;
VDRL: identifica a sífilis no organismo a partir da coleta do sangue. 
A DST é transmitida quase sempre por meio do contato sexual, porém 
pode ser transmitida também da mãe para o feto;
HIV: vírus da imunodeficiência humana, em que as células do sistema
 imunológico de uma pessoa infectada começam a funcionar com menos
 eficiência. O exame é feito  a partir da coleta do sangue;
Sorologia para Clamídia: DST causada por uma bactéria que pode 
danificar os órgãos reprodutores da mulher. Exame feito pela coleta 
do sangue;
Sorologia para Herpes: infecção viral que afeta principalmente os lábios 
e a área genital. Exame feito pela coleta do sangue;
EAS: exame de urina para diagnosticar possíveis infecções urinárias.


Apenas para mulheres (Pré-nupciais)

Colpocitológico (HPV): permite a visualização de lesões mínimas no 
trato genital, podendo prevenir contra o HPV e, consequentemente, 
o câncer do colo do útero;
Sorologia para Toxoplasmose: doença infecciosa causada por um
 protozoário encontrada nas fezes dos gatos e em outros animais 
contaminados. Apenas o contato com os gatos não transmite a doença 
e sim o solo por ele contaminado.
Sorologia para Citomegalovirus: doença infecciosa causada pelo 
mesmo vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes
 zoster. O teste inclui a pesquisa de anticorpos da classe IgG e 
IgM para o citomegalovírus no sangue materno.
Sorologia para Rubéola: doença causada pelo vírus da rubéola e
 transmitida por via respiratória;

Apenas para homens (Pré-nupciais)

Espermograma: coleta de sêmen, em que possibilita a obtenção 
de dados relativos à quantidade e qualidade dos espermatozóides.


Exames especiais para a futura mamãe e o bebê

Teste do Pezinho expandido: detecta precocemente patologias 
no bebê;
Sexagem fetal: possibilidade de identificar o sexo do bebê com 
apenas oito semanas de gravidez.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Coisas que você precisa saber sobre hipotireoidismo

Pessoal, achei esse post bastante esclarecedor do blog da colega Simone Oliveira Paiva, Nutricionista Funcional de Brasília. Muito bom! Vejam:


HIPOTIREOIDISMO - O que mudar na alimentaçao?
Como funciona a Tireóide?

           Apesar do pequeno tamanho, a tireóide é um órgão muito importante no controle do organismo e funcionamento de todas as células do corpo. Esta pequena glândula, localizada na parte anterior do pescoço realiza suas funções fabricando os hormônios conhecidos como tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) e entre as suas funções específicas, esses hormonios exercem profunda influência no metabolismo ósseo e na manutenção da concentração de cálcio e fósforo do organismo, afetando a maioria dos órgãos, incluindo o coração, cérebro, fígado, rins e pele.

O que é HIPOTIREOIDISMO?

          A quantidade de hormônios tireoidianos que devem ser produzidos pela tireóide é controlada por uma outra glândula que se encontra no cérebro, a hipófise que, por sua vez, é controlada pelo hipotálamo. À medida que a concentração dos hormônios tireoidianos é reduzida no sangue o organismo funciona mais lentamente e esta condição é caracterizada pelo hipotireoidismo

          O hipotireoidismo é muito comum mas é difícil estimar o número de pacientes com essa doença, pois muitas pessoas têm e não sabem. Pesquisas revelam que cerca de 5 milhões de brasileiros têm hipotireoidismo, a grande maioria ainda não diagnosticada.

Quem tem mais chance de desenvolver hipotireoidismo?

- Mulheres, especialmente acima dos 40 anos; 
- Homens acima dos 65 anos; 
- Pessoas com colesterol alto; 
- Pessoas que já tiveram doenças de tireóide anteriormente; 
- Pessoas com história familiar de doenças auto-imunes (tireoidite de Hashimoto); 
- Pessoas que apresentem outras doenças auto-imunes como: Diabetes tipo I, Lúpus e Artrite Reumatóide; 
- Pessoas tratadas anteriormente de hipertireoidismo; 
- Pessoas que estiveram em tratamento de radioterapia de cabeça e pescoço; 
- Pessoas com depressão e/ou doença do pânico. 

Principais Causas do Hipotireoidismo:

- A falta de formação da glândula tireóide (defeito embrionário);
- Tireoidite de Hashimoto (doença auto-imune);
- Após cirurgias de retirada total ou parcial da tireóide;




O que é Tireoidite de Hashimoto?

          A Tireoidite de Hashimoto é uma doença auto-imune, que atinge mais as mulheres, na qual o próprio organismo produz anticorpos contra a glândula tireóide, levando a uma inflamação crônica que pode acarretar o aumento de seu volume (bócio) e diminuição de seu funcionamento causando o hipotireoidismo.


Sintomas do Hipotireoidismo:

- Cansaço; 
- Depressão; 
- Pele ressecada e fria; 
- Cabelos ásperos; 
- Unhas quebradiças; 
- Obstipação (constipação intestinal); 
- Anemia; 
- Fadiga e sonolência; 
-Perda do apetite; 
-Aumento de peso; 
- Períodos de menstruação irregular ou ausente; 
- Colesterol elevado.

O que pode ocorrer quando esta doença não é tratada?

-CORAÇÃO: Diminuição dos batimentos cardíacos;
-CÉREBRO: Dificuldade de concentração e depressão;
-APARELHO DIGESTIVO: Obstipação (constipação intestinal);
-MÚSCULOS: Fraqueza, dor e fadiga;
-RINS: Retenção de líquidos, levando à edema das pálpebras, principalmente pela manhã;
-FÍGADO: Diminuição do metabolismo do colesterol com aumento dos seus níveis sangüíneos;
-ÓRGÃOS REPRODUTIVOS: Alterações menstruais, abortos naturais e infertilidade;
-PELE E CABELO: Queda de cabelos, ressecamento da pele;
-OUTROS SINTOMAS: Apatia, reflexos lentos, ganho de peso ou dificuldade de perdê-lo e dores articulares.

Tratamento Nutricional:

         É indispensável tratar o hipotireoidismo, pois a falta de tratamento, como vimos, pode ocasionar sérios danos para a sua saúde. Nos recém-nascidos (hipotireoidismo congênito), o tratamento imediato é crucial para prevenir o retardo mental, atraso no crescimento, deformações físicas e outras anormalidades importantes. Esta é a razão pela qual todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao "Teste do Pezinho".

Alimentos que devem ser evitados:

- Soja: Se você está apresentando problemas de tireóide, uma das primeiras medidas úteis é cortar o uso de soja que por sinal, ela é utilizada em mais de 60% dos alimentos industrializados inclusive de salsicha, peito de peru e carne processada para hambúrgueres, seja na forma de proteína, óleo ou lecitina, por isso é muito importante olhar rótulos.
        A soja possui grandes quantidades de substâncias antinutricionais como o ácido fítico, que se liga a importantíssimos minerais da alimentação, especialmente o zinco, cálcio e magnésio, impedindo sua absorção;

- Açúcar e Farináceos: O mecanismo de controle dos níveis de açúcar no sangue (glicemia) requer uma ação muito bem coordenada entre a insulina do pâncreas e outros hormônios de diversas glândulas, entre as quais as supra-renais e a tireóide.
         Conforme o organismo vai sendo muito exigido por concentrações excessivas de açúcar, é possível uma quebra nesse mecanismo de controle das substâncias. Nessa situação, vários componentes desse mecanismo podem permanecer em constante estado de hiperatividade, resultando no desgaste e insuficiência de alguns deles, entre os quais a glândula tireóide.

- Algumas Verduras Cruas: Existem verduras que quando cruas contêm substâncias naturais chamadas glucosinatos, essas verduras são conhecidas como bociogenicas e podem interferir negativamente com a produção de hormônios da tireóide. Entre essas verduras estão o repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor e espinafre. Para neutralizar esse efeito potencialmente prejudicial à tireóide, basta cozinhar essas verduras, ligeiramente, no vapor, em água ou em sopas e só consumir essas verduras cruas ocasionalmente, pois somente quando cruas elas possuem importantes propriedades anti-câncer (por conta daqueles mesmos glucosinatos que são neutralizados pelo cozimento). A sabedoria está em não consumi-las cruas diariamente, mas sim ocasionalmente!!

O que deve ser feito? 

- Comer peixes que além de serem ricos em ácidos graxos ômega-3, são excelentes fontes de iodo, fundamental para o funcionamento da glândula tireóide, além de minerais como o selênio e o magnésio;

- Minimizar o consumo de açúcar e farináceos;

- Consumir grãos, cereais e sementes integrais que fornecem glicose de forma lenta;

- Atividade física é indicada no tratamento do hipotireoidismo, principalmente pela dificuldade de perda e manutenção do peso.

Para outras informações, procure a sua nutricionista! :)