sexta-feira, 24 de junho de 2011

O que fazer para minimizar os sintomas da TPM

Post especial para as meninas. Recebi este e-mail da minha querida Cíntia Landim, vejam:

Frases e procedimentos para sobreviver a uma mulher com TPM  no dia-a-dia:

Você chega em casa com aquela fome...


PERIGOSO: O que tem pro jantar?
SEGURO: Posso te ajudar com o jantar?
SEGURÍSSIMO: Onde você quer ir pra jantar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


Vocês vão a uma festa e ela diz: Amor já estou pronta...


PERIGOSO: Você vai vestir ISSO?
SEGURO: Nossa, você fica bem de marrom!
SEGURÍSSIMO: Uau! Tá uma gata!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


Ela diz: Como você é grosso!


PERIGOSO: Tá nervosa por quê?
SEGURO: Tudo bem que eu poderia ter avisado, assumo meu erro!
SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho...
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


Na hora daquele super almoço de domingo...


PERIGOSO: Será que você devia comer isso?
SEGURO: Sabe, ainda tem bastante maçã.
SEGURÍSSIMO: Quer um copo de vinho pra acompanhar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


Você chega em casa tarde, e ela está sentada no sofá...


PERIGOSO: O que você fez o dia todo?
SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais hoje amor.
SEGURÍSSIMO: Adoro quando você usa esse baby doll!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


E algumas definições para TPM:



TPM = Todos os Problemas Misturados
TPM = Tendências a Pontapés e Murros
TPM = Temporada Proibida para Machos
TPM = Tocou, Perguntou, Morreu
TPM = Tente no Próximo Mês
TPM = Tempo Pra Meditação
TPM = Treinadas para matar


Alguém aí se enquadrou na situação?
Ser mulher e suportar todas as fases do ciclo menstrual sem dores de cabeça, retenção de líquidos, ansiedade, alterações no humor é quase impossível. 
Quem tem TPM sofre! Para quem tem sintomas, recomendo: faça mudanças na sua alimentação! Principalmente se você já tentou anticoncepcionais e outros tipos de medicamentos para amenizar os sintomas e não obteve êxito.


A TPM é causada pela flutuação das concentrações cerebrais de serotonina (um neurotransmissor que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas), cálcio (algumas fontes: vegetais verdes, gema de ovo, mariscos, leguminosas e laticínios, com ressalvas, se você não for intolerante ), magnésio (algumas fontes: farelo de trigo, sementes, oleagionas, abacate, banana, fécula de batata)  e vitamina B6 (algumas fontes: cereais, carnes, frutas e verduras - o cozimento reduz os teores de B6 dos alimentos), dentre outros nutrientes. Se você tiver uma alimentação adequada, e rica nestes nutrientes, é provável que consiga amenizar uma grande parte dos sintomas. Fazer testes para verificar se existem carências nutricionais pode ser determinante no tratamento.


Obviamente, não basta apenas acrescentar nutrientes, é preciso retirar o que faz mal. A TPM pode ainda ser causada e/ou maximizada por alergias/intolerâncias alimentares, as mais comuns são alergia a produtos derivados de leite, gluten e oleaginosas. Fazer rodízio de carnes, ao invés de comer todos os dias carne vermelha, também pode ser eficiente na melhora dos sintomas. Alimentos que causam irritação, constipação ou diarréia também não devem ser consumidos, eles aumentam o risco de disbiose intestinal, assunto para um outro post.


Mulheres que consomem dieta rica em açúcar, sal, gorduras, bebidas alcoólicas comumente tem os sintomas da TPM menos discretos. Sabe aquela batata frita + refrigerante + sorvete + chocolate que você consome todas as semanas? É disto que estou falando. A sensação é que os doces aliviam os sintomas, e de fato aliviam, momentaneamente, mas num perspectiva geral, só fazem com que você sempre sofra com os sintomas. Uma boa idéia é trocar o chocolate, por exemplo, por chocolates de soja, chocolates com 70% de cacau, ou por frutas e frutas desidratadas. Se você se enquadra nesse caso, faça o teste: elimine esses alimentos da sua dieta e inclua diariamente alimentos ricos em B6 e Magnésio, como lentilha, nozes, soja, azeite de oliva, banana, dentre outros. 


Deve-se ainda ter muita cautela porque a alimentação tem ligação direta com o funcionamento intestinal, e é lá a maior produção de serotonina do corpo. A serotonina é o hormônio da felicidade. É a queda dela que nos deixa depressivas e tristes nesse período. Se o seu intestino não funciona bem, você sofre com o desconforto da prisão de ventre e sofre também pela baixa produção de serotonina! Nada bom... 


O corpo tem uma memória química, e é programado para procurar alimentos que suprem a carência de vitaminas e minerais nessa fase. É por isso que a necessidade de doces, principalmente chocolate é tão grande. Mas o chocolate é recheado de gordura e açúcar, e seu efeito dura pouco.. logo a impaciência volta. O ideal então é não se render a tentação, e comer alimentos que auxiliem no tratamento das carências. Se os seus sintomas são muito fortes, você pode ainda procurar suplementos que supram as carências do organismo. Geralmente a combinação de alimentação + suplementos é muito eficiente. Um bom nutricionista poderá passar uma suplementação ideal para você. 


Outra substância que está ligada à sensação de bem-estar é a endorfina, liberada na prática de exercícios físicos. Ela é produzida durante e depois da atividade e regula as emoções. Considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as tensões. Está aí a prova de que vida saudável e em equilíbrio é resultado de boa alimentação e exercícios físicos.


Então, agora que você já sabe o que fazer: pare de sofrer
Mude seus hábitos agora! 
Consulte sua nutricionista para maiores informações!


Volto logo! 
:)

Um comentário: