segunda-feira, 27 de junho de 2011

Benefícios do uso de CANELA

Do Blog Saúde Plena, com adaptações




Os benefícios da canela representam uma ação eficiente na prevenção e tratamento de doenças. Por exemplo, ela é altamente efetiva tanto em gripes ou doenças da pele como a acne. Um copo de água morna com canela e um pouquinho de pimenta e mel corresponde a uma eficiente receita caseira para combater um resfriado. A acne pode ser tratada aplicando um pouco de canela junto com suco de limão nas áreas afetadas da pele. A canela é rica em propriedades medicinais!

Os resultados preliminares de estudos indicaram que a canela tem propriedades antifungos, antibacterianas e antiparasitas. A canela é eficaz contra a candidíase vaginal, candidíase oral, úlceras estomacais e os piolhos principalmente.

Tem ainda propriedades antiinflamatórias. Alimentos fritos, gorduras, alimentos processados, causam inflamação de nossos tecidos e órgãos internos, e esta inflamação se liga a uma das doenças mais perigosas – doença cardíaca. Dietas antiinflamatórias são meios para a redução de ocasiões dos ataques do coração, dos movimentos e da doença cardíaca. A canela pode ser um aliado potencial para diminuir a inflamação.

A canela pode ajudar pessoas com a diabetes do tipo 2 em que os níveis de açúcar no sangue tem controle da diabetes, e pode diminuir o colesterol LDL o colesterol total e os triglicérides. Um estudo foi conduzido pelos pesquisadores do Ministério de Agricultura dos EUA (USDA) em 2003 que mostrou que 60 pessoas no Paquistão que tinha diabetes do tipo 2, que comeram 1 grama de canela a cada dia durante 40 dias, tiveram diminuição significativa de seus níveis de açúcar de sangue, do colesterol LDL, do colesterol total e dos triglicérideos.

As fibras presentes nela,  também pode ajudar com o alívio da prisão de ventre e da síndrome de intestino preso. Desta forma, os usos medicinais da canela são úteis para problemas digestivos; estimulando a digestão e removendo flatulências. Além disso, aplica-se para tratar o mau hálito como refrescante bucal.

Alguns estudos mostram que o simples ato de cheirar canela melhora nossa memória.

Existem três tipos de compostos que estão por trás das propriedades medicinais da canela. O primeiro é o acetato de cinamilo, álcool de cinamilo e cinnamaldehyde (que é o composto da canela que lhe dá o seu cheiro e o seu sabor). É importante também destacar a composição mineral da canela, que consiste em fibras, ferro, cálcio e magnésio. É importante utilizar a canela moderadamente, já que o abuso pode ser tóxico.

Para gestantes não é recomendada, já que alguns estudos mostraram que é abortiva.


Pode ser usada com leite desnatado/soja/integral como, no mingau... em preparações quentes ou frias.
Então, que tal um chá de canela para combater o frio?
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário